19
maio

Resenha: COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ – JOJO MOYES

Categorias: Livros

Oi todo mundo!

Estou diante do computador há um bom tempo pensando em como começar a falar desse livro pra vocês. Ele é tão incrível que não encontro as palavras certas para descrevê-lo. Emocionante, impactante, comovente, encorajador, romântico, desafiador, profundo e finalmente… sensível! A história de Lou e Will é tudo isso e muito mais, um livro daqueles que você lê em poucas horas, mas tem a sensação de levá-lo consigo a vida toda.

 como eu era antes de voce

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã solteira, o sobrinho e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade – um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas – e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.

Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem, e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

como eu era antes de voce

Já contei pra vocês que sou daquelas pessoas que compram o livro pela capa e confesso que tenho que parar com isso. Como eu era antes de você não parece muito atrativo à primeira vista, mas basta ler algumas de suas páginas para se apaixonar pela história e narrativa da autora.

A vida ativa de Will é mencionada no prólogo do livro, mas logo nos deparamos com o triste acidente que o deixa tetraplégico. Daí, passam-se dois anos e começamos a conhecer a rotina de Lou, uma jovem de 26 anos de idade, sem grandes ambições e que acaba de ficar desempregada, para desespero de sua família, que depende de seu salário. Diante disso, ela passa a procurar outro emprego, mas a única coisa que consegue é um contrato de seis meses como cuidadora de Will Traynor.

A princípio eles se dão super mal. Will havia se tornado um homem amargurado e grosseiro, enquanto Lou havia sido atirada para dentro de uma vida totalmente diferente da sua. De imediato, ela pensa em desistir do emprego, mas a realidade financeira de sua família não permite esse luxo. Com o passar do tempo, um começa a entender o outro e eles acabam se respeitando um pouco, sem muito diálogo ou envolvimento, apenas se suportando.

“Eu gostaria de sentir pena dele. Eu realmente queria. Quando o pegava olhando para fora através da janela, pensava que ele era a pessoa mais triste que eu já conhecera.” Página 45.

Quando tudo parece estar relativamente tranquilo, Lou descobre que Will já tentou suicídio e que o período de contrato dela é exatamente o tempo de vida que resta a ele. Esse tempo foi um acordo entre Will e sua mãe, que após inúmeros pedidos do filho, viu-se obrigada a conceder o desejo de que ele morra em uma clínica na Suíça.

“Não quero viver assim, mãe. Não é a vida que eu quis. Não há perspectiva de recuperação, então, é bastante razoável pedir para acabar com isso da maneira como eu ache adequada.” Página 100

Lou era a única pessoa que realmente conseguia alcançar Will, e mesmo querendo desistir novamente do emprego, ela toma aquilo como uma missão pessoal e decide entrar numa batalha para mantê-lo vivo, só não contava se apaixonar por ele.

“Eu dispunha de cento e dezessete dias para convencer Will Traynor de que ele tinha motivos para viver.” Página 125

Eu poderia citar vários trechos do livro porque os diálogos são lindos, a narrativa envolvente! Mas não posso revelar muito, quero deixá-los curiosos ao ponto de se sentirem motivados a ler esse romance.

livro como era antes de você

A maior parte do livro é narrado por Lou, mas há quatro capítulos em que a autora nos permite um olhar diferente através do ponto de vista de outros personagens. Eu particularmente adorei essa sacada, achei o máximo saber o que personagens tão importantes na trama pensavam a respeito dos protagonistas e o mais importante: o que eles revelavam.

Nesse livro, Jojo Moyes vai fazer você entender um pouco das dificuldades e do preconceito que os deficientes sofrem, vai fazer você querer sair da sua zona de conforto. Também vai fazer com que derrame algumas lágrimas (é inevitável), mas principalmente, fará com que você acredite, por mais improvável que seja, que o amor pode nascer em qualquer circunstância da vida.

livro como eu era antes de você

Alguma dúvida de que esse livro entrou para a minha lista de favoritos? Gostei tanto que já estou à procura de outros títulos da autora e, se os outros forem tão bons quanto esse (e acredito que sejam), Jojo Moyes ganhou mais uma fã!

Pra concluir (porque já falei demais), a autora anunciou em uma rede social que o livro terá continuação. Vocês acreditam? Gente, não tenho estrutura pra isso! Nem pra assistir ao filme. Sim, ele também ganhou produção cinematográfica e a estreia está prevista para 2016. Não é incrível?

Bom, espero que vocês leiam esse livro e se apaixonem tanto quanto eu. E quem já leu, me conta aqui o que achou 😉 Combinado?

ONDE COMPRAR:

AmazonAmericanasCulturaSaraivaSubmarino

ME ENCONTRE TAMBÉM AQUI:

Instagram ❤ Facebook ❤ Google + ❤  Pinterest ❤ Skoob ❤ Twitter ❤  YouTube

Um super beijo, fiquem com Deus!


Comente aqui!

9 Respostas para "Resenha: COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ – JOJO MOYES"

Livy - 21-05-2015 (04:25)

Oie =D

Só tenho uma coisa a dizer: amor define <3 Amo demais este livro, que me emocionou e que é um dos melhores que já li. Favorito para todo sempre!

Beijos,
Livy
nomundodoslivros.com

Responder


Helen Dutra Helen Dutra - Maio 22nd, 2015 em 12:05 pm respondeu:

Olá Livy!

Que alegria receber a visita de um blog tão lindo quanto o seu!
Adoro suas resenhas. 🙂

Beijos!

Responder


alice - 22-05-2015 (11:47)

Nossa que blog perfeito menina! Amei tudo, esse layout mega fofo e as imagens que você usa, parabéns! Quanto ao livro já quero ler, adorei a capa dele e sua resenha ♥ beijos!
http://www.alicesantana.com.br

Responder


Helen Dutra Helen Dutra - Maio 23rd, 2015 em 1:54 am respondeu:

Oie!
Obrigada, fico feliz que tenha gostado.
E não deixe de ler o livro, você vai amar.
Beijos!

Responder


Ami - 27-06-2015 (11:36)

Meu, que capa linda! Mto, mto boa mesmo!E e9 bom saber que o livro deve ser lane7ado esse ano ainda no brasil, pq e9 uma das manihs series favoritas!Eu sou o numero quatro foi mto bom e o poder dos seis foi melhor ainda!!!

Responder


Helen Dutra » Blog Archive » Resenha: A última carta de amor – Jojo Moyes - 21-08-2015 (17:23)

[…] * Como eu era antes de você […]


Helen Dutra » Blog Archive » Trilha sonora do filme COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ - 29-04-2016 (18:17)

[…] não dá outra coisa a não ser os trailers divulgados, novas fotos das gravações, trechos do livro, entrevistas com os protagonistas e, agora por último, a trilha sonora oficial do filme. Se você […]


Bruna Constancio - 24-05-2016 (18:43)

Nossa, eu fiquei doida com o trailer do filme!
Vou comprar este livro antes de ver o filme.
Adorei a resenha.

Responder


Helen Dutra » Blog Archive » Como eu era antes de você – O filme - 25-06-2016 (03:03)

[…] de uma crítica. Está bem longe disso. Só queria deixar publicamente registrado o meu amor pelo livro, que agora se estende também ao filme e, com isso, incentivar quem ainda não assistiu a dar uma […]


Helen Dutra - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017