23
dez

Resenha | Tudo e todas as coisas – Nicola Yoon

Categorias: Livros

Me encontro na praia no momento em que começo a rascunhar essa resenha. Parece um lugar meio improvável de se escrever um post para o blog, mas é exatamente aqui que eu mais consigo entender, de certa forma, o drama de Madeline. Aos 18 anos, ela jamais conheceu tudo o que enxergo nesse instante: o mar, a força das ondas, a arreia da praia… Parece tão comum pra gente, mas para ela, estar aqui fora é tudo o que deseja.

Título: Tudo e todas as coisas / Autor (a): Nicola Yoon / Editora: Editora Novo Conceito / Páginas: 304 / Skoob: Adicione

Minha avaliação: ★★★★

Sinopse: “Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.

Em Tudo e Todas as coisas conhecemos Madeline, uma garota prestes a completar 18 anos e portadora de uma imunodeficiência rara, conhecida como “doença da criança na bolha”. Basicamente ela é alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode lhe gerar um ataque de doenças e matá-la, por isso ela vive em uma casa ambientada especialmente para ela, sob os cuidados, a vigilância e a companhia da mãe, que é sua própria médica, e de Carla, uma enfermeira que a conhece desde pequena.

“Você já imaginou como seria a sua vida se você pudesse mudar pelo menos uma única coisa?”

Madeline sente falta de todas as coisas que são normais na vida de qualquer adolescente: os amigos, o baile de formatura, a carteira de motorista, o primeiro beijo. E apesar de sua doença não ter nenhum sinal de cura, talvez ela mantenha a esperança de que algum dia as coisas mudem. Isso parece cada vez mais real quando uma nova família chega na vizinhança. Da janela do quarto, Maddie passa a observar todos os movimentos deles, principalmente os de Olly, um garoto de olhos tão azuis quanto o oceano e por quem ela tem certeza de que vai se apaixonar.

“A vida é um dom. Não se esqueça de vivê-la.”

Esse livro foi o meu primeiro contato com a autora Nicola Yoon e também uma das leituras mais rápidas que fiz durante esse ano. Os capítulos são curtos, narrados em primeira pessoa e muitos deles com ilustrações, gráficos, páginas de diário, trocas de e-mails e muitos outros recursos que a autora utilizou para tornar a leitura mais dinâmica. Dá pra ler num dia tranquilo, apesar das 300 páginas. O projeto gráfico do livro também está lindo! A editora Novo Conceito fez um belíssimo trabalho com a capa, diagramação, tradução, tudo! Fiquei especialmente apaixonada pelo marcador que veio. É uma gracinha!

Eu recomendo muito a leitura de Tudo e Todas as Coisas para quem gosta de romance, drama, conflitos familiares e protagonistas jovens. É muito fácil se encantar por essa história tão bem escrita e quase impossível não se colocar no lugar de Maddie e sentir pena dela. Da mesma forma que é simples admirar uma tomada de decisões que a fazem viver de verdade.

“Mas a diferença entre saber e ver pessoalmente é a diferença entre sonhar que está voando e voar de verdade.”  

Eu preferi não entrar muito nos detalhes desse livro porque ele é curtinho, então tenho receio de soltar algum spoiler e estragar a experiência de leitura de vocês. Tudo o que precisam saber sobre o livro já foi dito aqui. O resto é descoberta de vocês. E essa descoberta vocês vão fazer junto com a Madeline, afinal, o que ela mais deseja nessa vida é explorar o mundo exterior.

Mas eu não poderia concluir essa resenha sem dizer que o melhor nessa leitura, pra mim, foram as reflexões que ela me proporcionou. Tudo e Todas as Coisas é repleto de quotes que me fizeram parar e pensar em assuntos como riscos, desejos, escolhas e vida. Sobretudo a vida!

ME ENCONTRE TAMBÉM AQUI:

Instagram ❤ Facebook ❤ Google + ❤  Pinterest ❤ Skoob ❤ Twitter ❤  YouTube

Mil Beijos!


Comente aqui!

10 Respostas para "Resenha | Tudo e todas as coisas – Nicola Yoon"

Sarah - 23-12-2016 (20:56)

Amiga, que resenha maravilhosa!
Acho que não tem como não se emocionar com essa história, e acho incrível ser apenas o primeiro romance da autora. Mal posso esperar pelos próximos!

OBSERVAÇÃO IMPORTANTÍSSIMA: suas fotos ficaram tão maravilhosas! Claras e sem saturar/distorcer as cores, miga, me ensina!!!

Beijos,
http://www.sdesarah.com.br

Responder


Laise Costa - 24-12-2016 (00:53)

AMEI a resenha e as fotos! Já tava na minha lista p ler por que vi várias resenhas legais, mas ainda não consegui ;/ já quero p 2017 \o/

Beijos

Responder


Helen Dutra Helen Dutra - dezembro 26th, 2016 em 7:43 pm respondeu:

Espero que goste muito da leitura, Laise! =)

Responder


Plínio Batista - 26-12-2016 (20:26)

Que capa, que sinopse, que resenha. Amei sua escrita, parabéns. Com certeza esse livro está na minha lista no skoob. Falando nisso, te adicionei por lá. Beijos!

http://www.ocristaocriativo.com

Responder


Helen Dutra Helen Dutra - dezembro 28th, 2016 em 2:12 am respondeu:

Oi, Plínio.
Eu vi sua solicitação no Skoob e já aceitei.
Fico feliz que tenha gostado da resenha.
Depois me conta o que achou do livro, tá? 😉 Bjos!

Responder


Sheila Oliveira - 27-12-2016 (12:17)

Helen maravilhosa essa tua resenha! Me deixou com muitaaa vontade de ler esse belíssimo livro <3

https://aconchegodasmarias.blogspot.com.br/

Responder


Helen Dutra Helen Dutra - dezembro 28th, 2016 em 2:10 am respondeu:

Oi, Sheila.
Espero mesmo que faça essa leitura e que goste tanto quanto eu. 😉 Bjos!

Responder


Fran Oliveira - 27-12-2016 (19:05)

Só de ler a sinopse do livro, já me apaixonei e sua resenha me fez querer ler…<3 Me apaixonei pela capa e já vi que vai ser um dos primeiros livros que vou ler ano que vem. Resenha incrível! *-*
Beijos,
http://www.dosedeilusao.com

Responder


carolina Nascimento - 27-12-2016 (19:21)

Eu tenho muita vontade ler esse livro, começando pela capa que é linda e pela história que parece muito boa! Adorei sua resenha.
Beijos
BlogCarolNM
FanPage

Responder


Heliza - 02-01-2017 (12:16)

Eu amei essa resenha, esse livro deve ser maravilhoso, sempre que leio uma resenha fico louca para comprar o livro ( mesmo a minha lista de compras já está enorme rsrsr). Só pelas frases que você colocou deve ser mesmo um livro de muita reflexão, meu Deus ler é tudo de bom rsrsrs, beijos e fica com Deus.

http://www.caminhadacrista.com

Responder


Helen Dutra - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017