Conhecer a história de um dos homens mais ricos do mundo é, no mínimo, curioso. Quando se trata do nome por trás de um dos sucessos empresariais mais comentados do mundo da moda, incluindo uma marca de grande prestígio como a Zara, a leitura então torna-se obrigatória. Foi por isso que decidi ler O gênio da Zara e não descansei até tê-lo na minha mini biblioteca de moda. Inclusive, a partir desse livro, me interessei por outras histórias por trás de grandes marcas, que garanto que vocês verão em breve aqui no blog.
Inditex – o grupo por trás da Zara, Massimo Dutti, Oysho, Bershka etc. – é hoje uma grande potência no mundo da moda. Recentemente, desbancou a Gap como a varejista de roupas número 1 do mundo. Em praticamente todas as cidades do globo existe uma ou mais lojas do grupo – sendo a Zara o carro-chefe. No entanto, pouco se sabe sobre este sucesso incrível.
Este livro oferece uma luz, ao contar a história do gênio por trás do grupo Inditex: Amancio Ortega. Além de ser um dos homens mais ricos do mundo, ele é o cérebro por trás de uma revolução moderna na indústria têxtil. Através de um acesso sem precedentes a Ortega e seus colaboradores mais próximos, a autora oferece uma biografia fascinante e única do homem responsável por um dos sucessos empresariais mais extraordinários deste século.
Tenho que começar dizendo que há muito o que aprender com Amancio Ortega, um empresário de sucesso, considerado pela Revista Forbes como o mais rico e poderoso entre os “aristocratas da moda”, fundador de um grupo de empresas proprietárias de oito grandes marcas, mas acima de tudo, um homem apaixonado pelo trabalho, simples, humilde, generoso, observador e grande líder. Essa é a figura apresentada no livro e comprovada por vários colaboradores entrevistados pela autora, desde o motorista ao vice-presidente da Inditex. Esse mesmo homem rico e poderoso é também o que presa a todo custo por sua privacidade, tanto que não dá entrevistas, só há uma imagem sua autorizada e resistiu muito para que sua história fosse publicada.
“As únicas pessoas que quero que me reconheçam nas ruas são meus familiares, amigos e colegas de trabalho. Tento viver uma vida tranquila, ser apenas um outro qualquer, poder ir aonde quiser, tomar um café no terraço da Praça María Pita (um ponto tradicional em La Coruña) ou dar um passeio sem ninguém saber quem sou.” Página 28
Podemos dizer que a carreira de Amancio começou quando ele ainda era uma criança de treze anos de idade, quando ouviu que sua mãe não tinha direito a mais nenhum crédito na mercearia. A partir desse dia, Amancio largou seus estudos e começou a trabalhar (um fato que ele lamenta muito, pois sente falta de uma formação profissional, inclusive, de não ter aprendido a falar inglês). De vendedor de loja à um grande homem de negócios! Para isso acontecer, levou muito tempo; Ortega tinha quarenta anos quando inaugurou a primeira loja Zara, em La Corunã. Era o primeiro a chegar à fábrica e o último a sair, não tinha escritório, pois gostava de ficar andando por todos os lugares da empresa, conhecia todos os funcionários por nome, fazia questão de ouvi-los e nunca esquecia nada que tivesse importância.
“Nada é mais recompensador do que se dedicar de corpo e alma a algo que acredita que deveria estar fazendo.” Página 114
Ao longo da leitura, “invadimos” um pouco a privacidade tão preservada por Ortega e conhecemos também, além da trajetória pessoal e seu estilo de vida, a criação da Inditex, a maneira como ele dirige a organização, o sistema de rotatividade de estoque nas lojas uma vez na semana ao redor do mundo e duas vezes na semana nas lojas europeias, a expansão internacional, o relacionamento com os clientes, a contratação dos colaboradores, enfim, o modelo empresarial como um todo! É o tipo de leitura que exige um marcador para tomar nota de todos os detalhes.
A autora não esconde uma admiração pessoal por Ortega, e não é difícil se encantar pela história do Gênio da Zara. Diria até que é impossível concluir a leitura sem esse sentimento. Mas pra mim, o mais fascinante mesmo foi conhecer o lado humano do protagonista, bem diferente da imagem de “carrasco” que eu tinha devido aos boatos de trabalho escravo (que também são mencionados no livro, você vai ver que a autora não deixa escapar nada). O que ficou foi a imagem de um homem pobre, mas que com muito esforço conseguiu construir um grande império e, mesmo tão poderoso, permaneceu com a mesma essência e com um sentimento enorme de gratidão à todas as pessoas que o ajudaram.
Indico esse livro a todos os amantes da moda, estudantes, profissionais e sobretudo, empreendedores. E para encerrar, deixo para vocês uma das frases motivadoras do Sr. Ortega:
“Ser um homem de negócios só para ficar rico é perda de tempo. Quando se ganha tanto dinheiro como nós, é óbvio que não passaremos mais necessidade alguma. Para mim, o dinheiro tem apenas um propósito. Existe para saber que suas metas foram alcançadas. E por intermédio desse êxito, servirá para ajudar muitos outros que dependem de nós para sustentar suas vidas.” Página 48
—
ONDE COMPRAR
Amazon – Americanas – Cultura – Saraiva – Submarino
—
Facebook ❤ Instagram ❤ Pinterest
Espero que gostem da leitura, beijos!